Trilha dos Games: Little Big Planet (PS3)


Conversando com um colega da pós por esses dias e depois de uma aula sobre a importância do sound design, surgiu uma nova idéia de coluna para o blog, chamada: “Trilha dos Games“, uma das minhas grandes paixões são as trilhas sonoras de jogos e agora de vez em quando vou trazer informações, detalhes e curiosidades sobre algumas soundtracks que acho interessante de mostrar para vocês. Obviamente meu conhecimento musical em games, não chega nem perto do mestre Alexei Barros do blog Hadouken, mas prometo me esforçar para trazer coisas bacanas.

E a primeira soundtrack da coluna “Trilha dos Games”, é do divertido; Little Big Planet para PS3, um plataforma puzzle de muito sucesso que já está rolando pelo console faz uns tempos. A trilha sonora do jogo tem faixas licenciadas de alguns artistas como também tem músicas originais compostas por Daniel Pemberton. Dentre as músicas licenciadas, sobra música interessante de artista alternativo que consegue casar com o climão do jogo e os vários tipos de fase que compõem todo o game.

Artistas como: Dj Krush, Cafe Tacuba e Battles participam da trilha e um pouco desses sons, você confere abaixo:

Battles – Atlas (Vídeoclipe oficial da música)

Essa banda é americana e eles fazem um som bem experimental, vocês podem conferir o som dos caras procurando o album deles chamado “Mirrored” de 2007.

Já pela parte da músicas originais que também são excelentes, temos sons feitos por Daniel Pemberton TV Orchestra (compositor de música coisa por ae em cinemas e séries de tv), se não me falha a memória essas músicas não saíram oficialmente no jogo, mas foram lançados como trilha dele para vendar nas lojas (cd), intitulada “Little Big Music”, se algum jogador de Little Big Planet puder confirmar, a gente agradece, afinal só joguei por pouco tempo esse jogaço.

Mais essas composicões originais são muito boas e extremamente viajantes, com total condição de compor milhares de mundos relacionados ao jogo, abaixo você confere uma dessas músicas, chamada “Sleepy Head“, aumente o som e viaje um pouco.

Vale a pena procurar e escutar todas essas músicas que são bem bacanas.

Curiosidade sobre a trilha sonora?

Sim, temos uma curiosidade bastante interessante, aos 47 do segundo tempo, quando o jogo estava pronto para ser lançado em 2008, ele teve que ser adiado por causa de uma das músicas da trilha, simplesmente porque descobriram que nessa música tinha passagens do Alcorão (O livro sagrado do Islamismo) contidas na letra e que frases são essas? São essas abaixo:

– “Qualquer alma terá o sabor da morte”
– “Tudo o que é terreno falecerá”

Isso é normal para vocês? Pois é, mas para o povo que segue essa religião, isso não caiu nada bem e a Sony teve que adiar o jogo e recolher cópias que já estavam sendo vendidas em alguns lugares, mas tudo foi resolvido, a música foi re-editada para o jogo e a religião das pessoas foi respeitada.

E só para vocês conferirem mais sobre essa música que gerou todo esse mal estar, o nome dela é “Tapha Niang” interpretada por Toumani Diabeté’s Symmetric Orchesta e você pode escutar abaixo a música, que até da um climão bem bacana para o jogo (lembra fases do deserto ou algo parecido).

E tem mais?

Tem esse vídeo sensacional com algumas musicas and versões dos clipes do Daft Punk (a versão de Robot Rock é ANIMARRRR), todo feito com o jogo Litte Big Planet, confira abaixo e se divirta:

Existe vários vídeos como esse acima no youtube, mas esse do Little Daft Punk é o meu preferido.

Até a próxima edição do “Trilha dos Games”.

ps: Só pra constar, a Sony já falou oficialmente sobre o Little Big Planet 2 e já teve problema com um artista que vazou essa informação (pelo twitter), ou seja, a música sempre brilhando muito nesse excelente game.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: games, música, trilha dos games

Autor:Ed Lago

Game Designer trabalhando atualmente na Aquiris Game Studio, fundador do deixadenerdice e seu melhor companheiro de desventuras.

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

3 Comentários em “Trilha dos Games: Little Big Planet (PS3)”

  1. 16/01/2011 às 10:18 #

    Noobs

  2. escorpião
    25/11/2011 às 21:30 #

    odiei isso

  3. 31/12/2012 às 00:48 #

    A primeira (Battles) é a trilha de fundo quando se joga as fases de Meg, a mecânica, se não me engano é o quinto “mundo” do LBP (a parte que se passa nos EUA, com carros, construção e onde o elemento eletricidade é apresentado como desafio aos jogadores).

    Sleepy Head não aparece mesmo no jogo.

    “Tapha Niang” é a trilha sonora que toca nos templos (o sétimo mundo, já perto do final do jogo), são as fases hindús e tem umas das trilhas de fundo que mais acompanham o ritmo da tela, mas diferente dessa versão que vocês publicaram aqui que tem o vocal, no jogo ela só tem o ritmo de fundo (e é muito melhor sem vozes). Nesse mundo é apresentado a questão do timing com fogo.

    Por fim, há várias fases musicais, basta pesquisar pela tag MUSIC. Recomendo pesquisar STAR FOX, que tem o tema de Cornellia (a primeira fase no SNES) e ficou muito igual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: