Crítica – Resident Evil 4: O Recomeço


Talvez seja um pouco tarde para falar (alertar) sobre Resident Evil 4: O recomeço (Resident Evil 4: Afterlife, USA, 2010), mas achei que seria válido, mesmo assim, fazer algumas considerações a respeito.

Em primeiro lugar, quero dizer que, sem sombra de dúvida, esse é o melhor filme da franquia. É sério! Por favor não me batam. Não estou dizendo que Resident Evil 4 seja um bom filme. Longe disso. Estou dizendo que dentro dessa série desastrosa, o quarto capítulo me pareceu ter sido produzido, pelo menos na parte técnica, com mais cuidado, ou melhor, com mais dinheiro.

Tudo nele está mais caro. Os efeitos, o figurino, as cenas de ação e luta, as locações, todos esses elementos receberam uma dose maior de dólar em relação aos outros filmes da série, o que lhe proporcionou, pelo menos, um áudio e visual mais agradáveis. Filmado em 3-D, tecnologia que tem salvado a pele de muita gente, a sensação de tridimensionalidade e a qualidade cristalina de imagem impressionam. Mas é só, viu?

Como todos nós já sabemos os filmes da série Resident Evil nunca foram lá muito fiéis como adaptações, com Resindent Evil 4 não foi diferente. Pra falar a verdade essa é a pior adaptação, se é que podemos chamá-la assim, de toda a franquia. O filme escrito e dirigido por Paul W.S. Anderson, tem mais semelhanças com Resident Evil 5 (vide gigante com saco de pano na cabeça e um machado), do que com jogo homônimo.

Mas uma vez temos Milla Jovovich (Ultravioleta e O Quinto elemento) no papel de “Alice no país dos zumbis”. Talvez esse seja o ponto mais absurdo e inaceitável pelos os fãs dos jogos. Alice, personagem que apesar de não pertencer a nenhum game da série, é a heroína da série cinematográfica.

Pra quem não lembra, Resident Evil 3: A extinção terminou deixando, aparentemente, um gancho para um próximo capítulo cheio de clones de Alice. Bom, os clones aparecem no começo do capítulo 4, numa sequência de cenas relâmpago bem o estilo Matrix, onde juntos Alice, invadem uma das bases da Umbrella, são todos mortos, com exceção da original, e no resto do filme não se fala, mais nisso (????). Nesse episódio, Alice perde seus super poderes, porém pousa com um avião em cima de um prédio no centro de cidade em ruínas e mata um monte de zumbis com sua arma carregada de dinheiro. Super poderes para quê? ¬¬

A história cheia de “isso não tem explicação” conta ainda com a participação do novamente prisioneiro e fugitivo Wentworth Miller (mais conhecido por Prison Break) no papel de Chris Redfield, mais um personagem importantíssimo nos games que foi resumido a uma das sombras de Alice, como aconteceu durante toda a série.

Resident Evil 4: Recomeço dominou as bilheterias dos Estados Unidos no primeiro dia em cartaz, a aventura que surgiu nos games arrecadou US$ 10,9 milhões.

Trailer do Filme:

Os números não são lá grande coisa, mas se justifica por ser logo após o feriado do dia do trabalho nos EUA. Mesmo assim, a abertura foi melhor do que o terceiro longa-metragem da franquia, A Extinção, que faturou US$ 9,6 na sexta-feira de estreia.

Esse filme vale 2 sabres de luz de recomendação.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: crítica, filmes

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

3 Comentários em “Crítica – Resident Evil 4: O Recomeço”

  1. 11/10/2010 às 18:04 #

    assisti os dois primeiros pq gosto muito da série nos games. Esqueci o terceiro e resolvi dar chance para esse por causa do “3D”.

    E putz! que lixo -_-

    o paul anderson! quero meu dinheiro de volta aheuae

  2. Diana
    17/10/2010 às 10:35 #

    A Alice nao perde os poderes, quando pára no tempo e tem muitas coisas no ar, vê-se que tem uma seringa que possivelmente deve conter o virus e que Alice foi contaminada. Eu nunca vi nem joguei os jogos, mas a história dos filmes é realmente fantástica e eles nunca falhariam um detalhe como esse.Vocês é que estão tão empenhados em criticar que não reparam nos pormenores….

  3. Jefferson
    20/10/2012 às 00:08 #

    claro que ela perdeu os poderes, você não prestou atenção no filme mesmo, no final do 5, o wesker devolve os poderes dela, pois ele fala qe ela será melhor com os poderes de volta….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: