Especial NJeitos 2012: O que fazer em Belo Horizonte nas horas vagas? [Parte 3 – Cultura]


Continuando a série de posts sobre Belo Horizonte, que a Fernanda Botelho, mineira gente fina, preparou, pra você que vai viajar para Belo Horizonte durante a 22ª Edição do NDesign.

Não é só de Bar e Badalo que se vive em Belo Horizonte, hoje o post é direcional pra galera que curte um programinha cultural, e quer vivenciar um pouco mais da cidade, se liga aí no que estará acontecendo em BH! Então, vamos partir para a terceira parte desse guia, lugares que você não pode deixar de conhecer!

Savassi Jazz Festival

O Savassi Festival completa 10 anos em 2012, e traz uma programação repleta de apresentações espalhadas por toda cidade. Do dia 22 a 29 de julho acontecem shows espalhados por diversos praças, bares, museus, shoppings e cafés. Pra quem se alongar até o dia 29, acontecem vários eventos ao longo do dia. Orquestra Sinfônica no Parque Municipal, palco gratuito na Praça da Liberdade e 4 palcos interligados nas ruas da Savassi, com DJ’S e bandas no comando do som que movimenta a cidade nesses dias.

Site: http://www.savassifestival.com.br/2012/pt

Circuito de Cafeterias

Acontece até o dia 24 de julho, e conta com 33 cafés. Cada casa participante tem um ‘drink’ especial, que te dá direito a um cupom pra concorrer a uma máquina da café. A lista dos cafés e dos drinks se encontra no site.

Site: http://www.circuitodecafeterias.com.br/

Praças e Parques

Se você quer curtir um programinha light e apreciar a vista, não deixe de visitar:

Parque das Mangabeiras

“Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.”

Praça do Papa

O ponto turístico sedia manifestações religiosas e shows musicais. É cercado pela Serra do Curral, eleita pela população símbolo oficial de Belo Horizonte. Compõem ainda este roteiro a inusitada Rua do Amendoim e o Parque das Mangabeiras.*
*Informação retirada do site.

Fundaçao Zoo – Botânica

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) integra a administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte. Ela foi criada em 1991 e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico, com o objetivo de despertar nas pessoas uma convivência harmônica com o meio em que vivem. A FZB-BH é a segunda maior área verde pública de BH e recebe, anualmente, 1,2 milhão de pessoas. Para isto, mantém projetos educativos, científicos e culturais, contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. Sua área de visitação constitui espaço ideal para lazer e conhecimento.*
*Informação retirada do site.

Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e foi inaugurado em 21 de maio de 2004. O espaço, de 30 hectares de áreas verdes, oferece à população da cidade a aos turistas uma programação permanente de educação ambiental, cultural, patrimonial e para o trânsito.*
*Informação retirada do site.

Exposições & Museus

A cena Cultural de Bh tem se fortificado bastante, a cada vez mais surgem espaços pra expor e conhecer artes, segue uma lista de lugares que você não pode deixar de conferir:

Casa FIAT de Cultura

Até o dia 15 de julho o espaço conta com a exposição CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES e até o dia 19 de julho com DE CHIRICO – O SENTIMENTO DA ARQUITETURA. Vinculadas a cada exposição acontecem palestras e debates com curadores, pesquisadores e artistas. A Casa FIAT oferece transporte gratuito saindo periodicamente da praça da Liberdade.

Site: http://www.casafiatdecultura.com.br/em_cartaz.php

Inhotim

O instituto dedicado a arte moderna se encontra na região metropolitana, na cidade de Brumadinho. Os ingressos para visitação são vendidos também online no valor de R$14,00 a meia. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.

Site: http://www.inhotim.org.br/

Museu de Artes e Ofícios

É um espaço cultural que abriga um acervo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. O MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. Localizado conjunto à Praça da Estação, que é palco de eventos e mobilizações em BH.

Site: http://www.mao.org.br/port/default.asp

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O projeto é um aglomerado de museus de parceria público privada. Os prédios das antigas secretarias do estado estão sendo transformados em espaços interativos e que serão o maior complexo de cultura do Brasil. Já estão abertos a visitação: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Espaço TIM UFMG do Conhecimento (+Planetário e Observatório), Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais – Vale, Palácio da Liberdade, Museu Mineiro, e Centro de Arte Popular – Cemig.

Site: http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/

Espaço OI Futuro

O prédio da OI consta de dois espaços:

MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES E BIBLIO_TEC – é um espaço da memória, da experimentação e da contemporaneidade, que incorpora as mais avançadas tecnologias e tendências museográficas para contar a aventura da comunicação humana através de vídeos, sons, textos, imagens e objetos.

TEATRO KLAUSS VIANNA – Espaço que é dedicado a ocupação por projetos diversos. E, 2012 serão 32 projetos, de produtores mineiros e de outros estados, que vão do teatro à música, passando por dança, palestras, festivais e seminários. O processo de seleção reuniu 52 inscrições.

Site: http://www.oifuturo.org.br/

Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado

Anexo ao Parque Municipal, o Palácio das Artes conta com programação de exposições, teatro e exibição de curtas. Até o dia 14 de julho fica a exposição Segue-se Ver o Que Quisesse.

Site: http://www.fcs.mg.gov.br/conteudo/157,,programas-e-acoes-do-governo.aspx

Museu de Arte da Pampulha

Localizado no conjunto arquitetônico da Pampulha (+Igreja de São Francisco, Casa do Baile, Iate Clube), projetado por Oscar Niemeyer. Se destaca, sobretudo, pela organização de exposições dedicadas à arte contemporânea. O acervo é formado por doações e pela atuação da Associação dos Amigos do MAP. Composto por obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Alfredo Volpi,Oswaldo Goeldi, Antonio Dias, Ivan Serpa, Tomie Ohtake, entre outros.

Site: http://www.itaucultural.org.br/

Agora você não tem desculpa pra dizer que não conheceu um pedacinho de Belo Horizonte, opções para todos os gostos e cultura para todos os lados! Aproveitem muito bem a cidade, que tem bastante coisa legal para oferecer para vocês, afinal, todos sabemos que um bom designer está antenado em tudo, do badalo à exposição! Tudo serve de inspiração, ou seja, não dê bobeira e aproveite muito bem essa viagem!

Até o N, galera!

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Categorias: design, encontros, especial

Autor:Lin Pimentel

Estudante de design pela UFPE Campus Agreste. Já quis ser piloto de avião e formula 1, intolerante a glúten e apaixonada por design, caligrafia, star wars e desenho animado. Escrevo de coração, apesar da dislexia, e acho mesmo é que eu deveria fazer gastronomia um dia.

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: