Eventos: R Design Curitiba 2012


Fala galera, conforme prometido no post sobre os eventos de design desse segundo semestre, é hora de começar a falar de alguns desses acontecimentos e para iniciar nosso jornada sobre esses encontros, vamos começar com o pessoal do R Design Curitiba, evento que acontece entre os dias 12 e 15 de Outubro na capital Paranaense.

Essa é a nona edição do encontro regional no sul e vai ser a primeira vez que acontece em Curitiba. Durante o evento vão ser realizadas várias atividades, entre elas; oficinas, seminários de produções acadêmicas, mesas-redonda, desfile entre várias outras.

E não pode faltar também convidados interessantes que agregam ainda mais valor para a realização do encontro e alguns dos nomes que vão passar no R são o Webdeveloper; Zeno Rocha, o especialista em cultura digital; Gil Gicardelli e a galera do blog Choco la Design.

Tive a oportunidade de fazer algumas perguntas para o pessoal da comissão organizadora do encontro e abaixo vocês podem conferir mais detalhes sobre o RDesign Curitiba.


Nome: Georgia Graichen Bueno (Ge)
Curso/Faculdade: Design Bacharelado – UTFPR
Função na CORDe: Coordenadora de Conteúdo e RH
Caralivro: facebook.com/georgiagraichenbueno

Qual foi a maior motivação de vocês para organizar um encontro regional de design em Curitiba?

Desde a pré-CORDe a idéia que sempre move esse grupo é “um evento para fazer o encontrista pensar”. Dentro disso, estudamos muito para tentar construir um evento voltado diretamente para a tematica.

Tudo é pensado através dos valores construidos dentro da CORDe, e qualquer decisão é feita pensando em como podemos passar esse conteúdo da melhor maneira possível. Acredito que passar as idéias e ideias de um grupo para os outros, essa é a maior motivação da CORDe.

CORDe Curitiba em reunião.

Quais são os objetivos que vocês pretendem alcançar com esse evento regional?

Queremos mexer com o encontrista, seja fazendo ele pensar, se incomodar, gostar ou não do nosso evento. Não queremos dizer o que está certo ou o que está errado, apenas, mostrar as possibilidades.

Se ele sentir o que estamos querendo passar e refletir sobre as idéias que estamos colocando, estaremos com a nossa missão cumprida!

De que maneira um evento regional de estudantes pode contribuir para o cenário nacional do design?

Alguém que, enquanto estudante participa dos eventos (seja organizando, contribuindo, sendo monitor ou encontrista) além de ter a possibilidade, mesmo antes de sair da Universidade, conhecer pessoas de diversas partes do país, trocar idéias, ver diferentes formas de se pensar e fazer design, sai para o mercado de trabalho com uma bagagem incrível.

Temos que entender que a formação completa de um estudante não se faz somente dentro da sala de aula, e os eventos estão aí para contríbuir e incentivar os estudantes, que vão para o mercado muito mais preparados.

Identidade visual do encontro.

Vocês podem explicar um pouco mais sobre o porquê do tema do evento se chamar: “R360”?

Começamos os estudos com uma incessante vontade de mudança de parâmetros. Estudamos, discutimos e trabalhamos muito até concluir que o que realmente precisávamos discutir era algo atual, que fizesse parte do nosso dia-a-dia.

Assim, chegamos ao contemporâneo, a linguagem semiótica e criativa, a relação do homem com as mídias de entretenimento moderno, a pós-modernidade e a hipercontemporaneidade, o uso da tecnologia como lifestyle e a quantidade massiva de informação que recebemos hoje. Ao abrirmos um leque de possibilidades, resolvemos “parar para avançar” e para isso nos perguntamos: o que queremos com tudo isso? onde estamos realmente inseridos? para onde queremos ir? E este meio digital apareceu dentro de todos os nossos questionamentos, o excesso de informação trazido pela internet nos colocou indagando com o termo “informação diferente de conhecimento”.

E assim a idéia da temática começou a tomar forma. Para concretizar a temática, e com referências em Escher e malha isométrica, pegamos o 360 para simbolizar o individuo em meio a toda a tecnologia, recebendo e criando informação por todos os lados, de todas as formas e em diversos lugares da rede. E propomos que ele pare e se deixe experimentar diversas vertentes do design dentro desse meio digital. A conclusão disso tudo é dele, a gente só quer mostrar o caminho.

Parte da comissão reunida.

O que vocês acreditam ser o grande diferencial desse R?

Essa pergunta achei melhor abrir para todos da corde, e as respostas foram muito parecidas e bacanas. Então, nas palavras da CORDe: Entre várias coisas acreditamos que temos 3 grandes diferencias.

Primeiramente, é a tématica do evento está presente em tudo, desde no rigoroso critério de coerência na relação das atividades com a temática, até mesmo em decisões ligadas a estrutura, comunicação e festas. Tudo tem ligação com a cibercultura. Buscamos também imergir o encontrista já no pré-evento, com posts semanais na Revista Cliche ( http://www.revistacliche.com.br ) como também já planejamos ações pós-evento.

O segundo é a transparência, desde o CONE Verão deste ano, abrimos a todos como funciona a CORDe em estrutura interna e direcionamento de projetos, além de termos colocado no site um espaço chamado “Transparência” onde o encontrista pode ver a onde e como o dinheiro dele está sendo gasto. E por último acreditamos que um dos nossos maiores diferenciais é a qualidade dos nossos encontristas. Procuramos fazer tudo com o maior carinho e respeito, e eles respondem sempre de forma muito positiva. Nós preparamos a casa, mas a festa é deles!

Deixe um recado para o pessoal ficar com vontade de participar do R Design Curitiba 2012:

O evento está ficando lindo, e todos os detalhes estão sendo pensados e repensados para que o encontrista se sinta “em casa”. Estamos cuidando de tudo para você respirar design durante esses 4 dias. Toda a estrutura, conteúdo e comunicação do R360 está fazendo tudo com muito amor e carinho para dar a oportunidade de você: reencontrar amigos, curtir MUITO as festas, se sentir bem, (re)descobrir novas coisas e fazer esse R com a gente! VEM GIRANDO! (:

Bazar da CORDe.

O deixa agradece ao pessoal da comissão organizadora pelo tempo cedido para responder as perguntas desse post e a gente espera que as pessoas que vão participar do encontro, aproveitem bastante que com toda a certeza vai ser mais uma bela edição de um regional de design realizada no sul do país.

Fiquem ligados para os próximos posts especiais sobre os encontros regionais de design de outras regionais que ainda vão aparecer por aqui. Até o próximo post.

Para maiores informações sobre o RDesign Curitiba:

Site: rcuritiba.com.br
Facebook: facebook.com/RCuritiba2012
Twitter: @RCuritiba2012
Flickr: flickr.com//rcuritiba360
Vimeo: vimeo.com/rcuritiba2012

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: design, encontros, entrevista, especial, eventos

Autor:Ed Lago

Game Designer trabalhando atualmente na Aquiris Game Studio, fundador do deixadenerdice e seu melhor companheiro de desventuras.

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Eventos: RDesign Natal | deixadenerdice - 12/11/2012

    […] de bater um papo com o pessoal do RCuritiba (Evento que inclusive já aconteceu e escrevemos um review sobre ele), depois de falar com a galera […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: